Não há dúvidas que a lei do impedimento é a regra que gera mais polêmica no futebol.
Tava impedido, não tava, fulano dava condições, tava atrás da linha da bola, blá, blá, blá...
O pior é que quando a dúvida é muito grande, as emissoras de TV colocam no ar o famoso TIRA-TEIMA, que são programas de computador que traçam linhas na imagem congelada para, baseando-se nessa linha, se chegar a uma conclusão definitiva sobre
O tira-teima é um programa até simples. Um software faz uma marcação preliminar baseando-se nas medidas do campo a partir de um ponto na diagonal da tela. O resto você vê no infográfico abaixo:
Essa explicação me parece bem clara. E é até simples o funcionamento do programa.
O problema é: Dá mesmo pra confiar no tira-teima? Será que os manolos não podem mudar a marcação ou colocar a "linha-que-tira-teima" um pouquinho mais pra cá ou pra lá?
Bom... vejam o vídeo abaixo, de um tira-teima beeeeem maroto feito pela globo. E comece a pensar duas vezes antes de confiar em tudo que vê...
Como diria um camera-man surtado: E aí? E aí, mano? Não, e aí?
Eu desde sempre fui meio paranóico com essas coisas da globo. Sempre fiquei puto em ver um lance que todo mundo viu claramente ser um A ser considerado B e ponto final, só porque um comentarista cara de cu e pseudo-senhor da verdade disse que era assim e acabou.
E aí, um Galvão Bueno, ainda duvidando totalmente daquilo, simpelsmente diz: "Bom... falou o Arnaudo."
Como assim "Falou o Arnaudo?" Quer dizer que se ele disser que futebol é coisa de viado, que a terra é quadrada, que os dinossauros não morreram e estão escondidos juntos com Elvis Presley e Michael Jackson, que a água é desnecessária pra vida, que Avatar é um bom filme e que Isabela Nardoni não voou porque não quis, vai ser o jeito a gente acatar?
E agora mais essa na minha vida!!! Tira-teimas corruptos!!! Será que nem a tecnologia está livre de ser corrompida?
Fazer o quê? Bom... Eu continuo confiando mais na opinião dos meus olhos... E na boa... Arnaudo César Coelho, junto com o tira-teima, que se F%$@#.
Bjs subiiiiiiiiiiiiiuabandeira
essa sua explicação da imagem com pto de fuga é infundada! até pq vc está tirando de partida a bola no ar... até aí tudo bem, se vc nao permanecesse com esse ponto elevado como ponto de referncia... isso dá margem pra se confundir!! Daquele angulo que tá ali, pra ver se o manolo tá atras daquele linha que vc desenhou (impedido), teria que girar a imagem em 3d pra ver...!! Aquela linha tinha que estar no chão para não ter dúvida!! Se vc abaixar a linha, por ela no chão (por no pé de quem tá cabeceando) já vai ver que a história fica diferente, o jogador vai parecer impedido... SEMPRE LINHA NO CHAO KAKITO!
ResponderExcluirE eu que trabalho com linhas e 3d todo dia posso dizer.. os olhos mentem!!
Querida Poli...
ResponderExcluirAntes de mais tudo, gostaria de esclarecer que o infográfico não foi feito por mim.
Porém, devo defender que a imagem com ponto de fuga não é infundada.
A imagem dá margem a confusão justamente por usar o ponto de referência elevado. Mas, nessa situação da imagem, é assim que tem que ser.
Quanto a girar a imagem pra ver em 3D, isso já é função daquele segundo tira-teima (o do vídeo), e vc deve ter visto a sacanagem que fizeram.
E por fim, no lance mostrado na imagem, não poderia ser colocada a linha no chão, nos pés de quem está cabeceando, porque, segundo as regras, o que importa é a linha da bola. Só da bola (é por isso que escanteio não tem impedimento, pq ta todo mundo atras da linha da bola).
Ou seja, não importa a posição de quem tá cabeceando, ou cruzando, ou tocando. O que conta é a posição dos zagueiros e de quem vai receber a bola em relação a posição da própria pelota.
Decerto que a linha zul não é posta de forma precisa, uma vez que foi feita apenas para explanar uma situação. Mas se a linha fosse colocada no chão, certamente ficaria a frente do pé do manolo cabeceador, já que o que importa é a posição da bola.
Eu vejo futebol todo dia e posso dizer... Tira-teima é que mente!!
Bj