Kakito Vê a Política - Again



NOTA: O texto abaixo é direcionado unicamente àqueles que irão se sentir ofendidos por ele. 



Por volta de "mil novecentos e Orkut", eu postei um "Kakito Vê a Política" na comunidade de Catolé do Rocha. E expus abertamente a minha opinião sobre a aversão que esse jogo me causa, pela sujeira de suas regras, pelo incômodo de suas rivalidades e pelas confusões desnecessárias que isso causa na vida da gente.

Francamente achei que seria linchado na primeira vez que eu botasse o pé na rua, mas para minha surpresa, um monte de gente concordou comigo, o que me fez pensar que a coisa ainda tinha salvação, e que um dia a política de Catolé poderia finalmente se tornar aquilo que sempre deveria ser: Um processo democrático e limpo em que o povo analisa as propostas de dois ou três candidatos pra no final eleger o representante mais preparado pra administrar nossa cidade. Só isso.

Hoje, já estamos em "dois mil e Face", e pra minha surpresa... 

(Orquestra Sinfõnica entra com uma introdução de suspense)

...Porra nenhuma mudou.

Todo mundo que me conhece sabe que eu tenho Politicofobia. Na verdade, é mais uma espécie de nojo do que propriamente de aversão. Não nojo da política em sí. Mas da politicagem que recheia o bolo. E do que as pessoas fazem com ela. Mas isso não significa que eu sou um idiota que não se importa com minha cidade. Acreditem, meus amigos, é difícil achar alguém mais apaixonado por Catolé do Rocha do que eu. A diferença é que eu não uso meu amor por Catolé como desculpa pra justificar meu interesse na vitória de candidato A ou B.

O voto é secreto, mas a opção de manter ele assim é sua. Se você quer expor sua opinião, deixar que os outro saibam quem é seu escolhido, beleza, isso é um direito seu e eu não condeno, nunca condenei. Mas tá bom, eu já sei em quem você vota. Será realmente necessário você passar os próximos dois meses postando que VOCÊ VOTA É EM FULAAAAAAAAAANOOOOO e que  AGORA É 99999999999 nas páginas do Facebook?

Você realmente acha que vai mudar a opinião de alguém, numa cidade em que todo mundo já sabe em quem votar antes mesmo de decidirem quem vão ser os candidatos?

Você realmente acha que vai conseguir convencer um cara a mudar de voto simplesmente por intimidação? Metendo medo dizendo que a coisa tá feia pro lado de lá ou de cá? Velho, esse cara já deu certeza de voto ao candidato dele, sem nem mesmo ter ouvido uma proposta sequer de ninguém!!! Ou seja... Cerveja!!! 

Sério, hoje mesmo um amigo meu chegou pra mim e disse: "Rapaz, eu vou ser sincero. Eu acho que Fulano seria muito melhor pra Catolé do que Cicrano. Mas você sabe, né... Eu tenho que acompanhar o meu partido. Então, é Cicrano."

... (cinco minutos de silêncio enquanto eu tomo um copo de garapa aqui)

WHAT???? NÃO, NÃO, SÉRIO... WHAT??? 

COMO ASSIM, VELHO????    

COMO ASSIM?????

É por aí que você tira. Não adianta. Todo mundo já decidiu seu lado faz tempo, e a menos que o facebook doe R$ 0,05 centavos pra cada curtida nas suas postagens de política pra ajudar na compra de votos, desista. Porque o resto das pessoas que ainda não tem candidato escolhido, só com dinheiro. Muito, por sinal.

Eu vejo figuras públicas que deveriam se manter neutras, e deveriam estar felizes por isso, pois não dependem de política ou políticos pra viverem, mas mesmo assim se metem na merda de tomar partido e criar atrito com as pessoas. Cara, pare de ser tão imbecil!!! Você tem seu sustento, você é uma pessoa conhecida, você tem a obrigação moral que estar de boa com todo mundo!!! Fique na sua, pare de procurar sarna pra se coçar, vista sua camisa, exponha seu voto, mas não se afunde mais do que isso. Talvez um dia, lá na frente, você possa precisar de ajuda. E quando você não tem inimigos, pode ter certeza de que você vai poder contar com quem quer que esteja no poder. Pense nisso... 

Eu vejo gente colocando em risco uma porrada de dinheiro que passou anos suando pra juntar, metendo toda a porra das economias que tem em jogo, numa aposta imbecil de ver qual vai ser o resultado de uma conta fútil de matemática.

Eu vejo profissionais competentes e considerados que vão acabar perdendo parte de sua clientela porque de repente ficaram cegos pela política e agora não sabem mais manter a porra do bico fechado.

Minha página do facebook tá filhadaputalmente poluida por provocações, piadinhas, indiretas e ironias, um monte de merda desnecessária que me faz querer bater a cabeça no teclado por não entender como criaturas que eu julgava tão integras e inteligentes conseguem se comportar como completos idiotas. Velho, só eu tô vendo isso??? Eu vou ter que cancelar as assinaturas dos meus amigos???

ykdagsbkn lkASZNÇV NTDJ FE2E356JKVBNB VNN  

Sim. Eu bati mesmo a cabeça no teclado.

Você acredita mesmo, Sr Auceu Falo, Madame Ana Céfala, que você vai conseguir conquistar pelo menos um, UM voto pro seu "time" se comportando que nem um moleque impertinente e malcriado, xingando pessoas que você nem mesmo conhece pessoalmente, e ofendendo familiares e partidários do mesmo por tabela? Seu Animal, o máximo que você vai conseguir é um desafeto, dezenas de amigos a menos e uma escarrada imunda na sua reputação. 

E pare de tentar se comparar à porra de um gato, ou de um tigre, ou de um jacaré, calango, tatu, que seja. Qualquer um dos 24 animais "irracionais" listados no jogo do bicho tem mais personalidade e respeito próprio que você, que coloca a porra de uma eleição como se fosse a coisa mais importante desse maldito mundo.

E se nesse momento você tá aí respirando alto, com a mão fechada, já pensando em como vai me ofender nos comentários e com uma imensa vontade de estourar minha cara de um murro, parabéns! Isso significa que esse texto é pra você mesmo. Bjs.

Eu aprovo totalmente você vestir a camisa do seu candidato, levantar sua bandeira e torcer com emoção pra saber o resultado. Isso é legal, é divertido, empolgante e eu até acho massa. Tem gente que realmente precisa se entregar de corpo e alma na campanha, porque depende disso. E a essas pessoas, eu digo "vá em frente! Lute pelo que você precisa!". Já você que num tem nada com nada, além da paixão, faça sua parte sem ofender ninguém. E que seja isso. Pare de imundicie. Faça sua festa de forma limpa, educada e respeitosa.

Quer postar sobre política no face? Manda ver. Mas que em vez de gastar seu CAPSLOCK com besteira, faça algo útil pra gente. Poste as propostas do seu candidato, coisas que realmente sejam importantes, pra gente que ainda tem dúvida analisar. Escreva sobre os benefícios e as qualidades do SEU candidato, não sobre os malefícios e os defeitos do seu adversário. Eleve o seu, mas pelo amor de Deus, não diminua o dos outros.

Eu não me meto em política. E enquanto eu não precisar de verdade, farei questão de não me meter. Eu odeio política. Mas isso não implica que eu sou cego, surdo e burro. Eu estou analisando. Estou lendo o que é escrito, estou escutando o que é falado por cada candidato, estou vendo tudo que é apresentado pra poder formar a minha opinião e decidir meu voto. E acreditem, tem um monte de gente que tá tentando fazer isso também...

Mas francamente, vocês não tão ajudando. Se for depender dos argumentos que eu vejo por aí, das discussões infundadas que eu testemunho nos cantos, da troca de farpas desnecessária que eu vejo no face... O melhor candidato no momento, se chama Vergonha da Silva Nulo.

E que venha o Natal. Por favor, que venha urgentemente o Natal.

(Deu pra entender? Ou quer por escrito?)

Comentários

  1. '' ... Eu vejo figuras públicas que deveriam se manter neutras, e deveriam estar felizes por isso, pois não dependem de política ou políticos pra viverem, mas mesmo assim se metem na merda de tomar partido e criar atrito com as pessoas. Cara, pare de ser tão imbecil!!! Você tem seu sustento, você é uma pessoa conhecida, você tem a obrigação moral que estar de boa com todo mundo!!! Fique na sua, pare de procurar sarna pra se coçar, vista sua camisa, exponha seu voto, mas não se afunde mais do que isso. Talvez um dia, lá na frente, você possa precisar de ajuda. E quando você não tem inimigos, pode ter certeza de que você vai poder contar com quem quer que esteja no poder. Pense nisso... ''

    ResponderExcluir

Postar um comentário