Todo dia é o mesmo ritual. Ele entra no quarto, no maior silêncio possível, e se dirige a estante tendo todo cuidado do mundo para não me acordar. Mal sabe ele que eu já estou acordado e debaixo do amontoado de lençõis, observo tudo.
Ele pega a escova de dentes e o creme dental. O enxaguente bucal está bem alí ao lado, mas não. Uma coisa de cada vez. Vai ao banheiro, escova os dentes, lava o rosto. Depois volta à estante, devolve a escova e o creme dental e, agora sim, pega o enxaguante. Poderia levar os três de uma vez? Poderia. Mas isso é muita desorganização pra ele.
Depois de fazer seu bochecho, vem guardar o enxaguante, não sem antes dar uma espiadela pra ver se eu estou dormindo. Nesse momento eu aperto os olhos ao máximo, finjo que estou no décimo oitavo sono e continuo a observar. Por fim, ele faz algo que eu particularmente acho o melhor do ritual.
Ele pega meu boneco Woody que está sentadinho na estante e o coloca na minha rede, aconchegadinho nos meus lençóis e abre aquele sorriso safado, como quem diz "Ele vai ter uma surpresa quando acordar". Nesse momento eu seguro a vontade de rir, e até mesmo a de dar um grito repentino pra ver o tamanho do susto. Mas fico quieto, continuo a interpretar o sono dos justos e quando ele sai, volto a dormir, agora bem acompanhado pelo meu boneco preferido.
E assim segue o dia de Vinicius. Uma eterna brincadeira de agradar quem ele ama. Com a mesma paixão que ele assiste um jogo do São Paulo, ele me assiste tocar violão, cantando as músicas dos Andrades. Com a mesma disposição que assiste 12, 13 horas de WWE seguidas, ele ajuda o pai o dia inteiro no Via Mar, de livre e espontânea vontade, e ai daquele que mandar ele ir descansar.
Uma fonte de energia inesgotável, capaz de dançar durante uma festa inteira e ainda sobrar bateria pra bater uma bolinha no outro dia de manhã. Comilão, anarquista e exagerado, não perde a oportunidade de tirar uma onda, e de acabar contagiando todo mundo com aquela sua risada de quem não vale nada.
Um carinha que desconhece a tristeza. Que quando chega ao ponto de derramar uma lágrima, é porque alguma coisa está realmente muito errada. Um carinha que tá pouco se lixando pro seu preconceito, e que tudo que quer nessa vida é continuar vivendo nessa, às vezes, inacreditável e indefectível tendência a ser feliz.
Um dos queridinhos de Vovó Eurides que, ao nascer, meio que roubou meu posto de xodó. E quer saber? Foi mais do que merecido. Afinal, assim como eu, ele nasceu "preocupação" e cresceu "superação" em meio a esse mundão tão exigente. Hoje Vinícius é peça fundamental no nosso mundo. É figura indispensável, é barulho necessário, é presença confortante.
Nesse exato momento, enquanto escrevo essas palavras, ele está bem aqui na minha frente, praticamente colado na televisão, sem piscar, se deliciando com um embate clássico da WWE entre The Rock Vs Brock Lesnar. É mais uma prova de que aí está um carinha que tem muito mais de mim do que apenas o tão saudoso paparico de Vovó.
Há mais ou menos um mês, ele começou a me cobrar seu presente de aniversário. Pra todos que perguntavam o que ele queria de presente, ele dizia que "qualquer coisa tá bom", ou "o que você quiser". A mim, ele tinha a resposta certa, e a cobrança se repetia todo dia, tão rotineira como o ato de escovar os dentes: "Quero DVD de luta". "Você promete que grava?". "Não esquece não, por favor...".
Vi... você realmente achou que eu iria esquecer? As mais de 15 horas de WWE que coloquei em suas mãos hoje não são absolutamente nada comparadas ao desejo que eu tenho de te ver assim, tão feliz. O sorriso incontido, o brilho no olhar e o abraço tão apertado que você me deu, me mostrou o quanto você ficou feliz por eu não ter esquecido. E isso, primão... Eu nunca vou esquecer.
Continue assim, Vi. Apaixonado. Apaixonado pela família, apaixonado por futebol, apaixonado por farinha, apaixonado por ajudar todo mundo. E é claro, continue apaixonado por essas lutas que a gente assiste todo dia. Porque por mais duras que elas pareçam, no fim, tudo não passa de uma divertida fantasia. Assim como sua vida. Assim como a minha.
Parabéns a você por mais um ano de luta vencido. Parabéns aos seus pais, duas lendas nesse mundo difícil dos lutadores da vida. E parabéns a todos que tem o privilégio e a honra de ter um espacinho guardado no seu coração. O coração mais puro que Deus já pôs na terra.
E é claro... "The winner and STILL champion of the World Happiness Championship... Vinícius "O Primão" de Andrade!!!"
Te Amo, primo...
Comentários
Postar um comentário