Acredite no Natal


Manolos, eu já me encontro em João Pessoa, onde todos os anos passo o Natal com minha família. Ficarei por aqui até semana que vem, e provavelmente a partir de quinta estarei na praia, sem acesso a internet.

Nesse meio tempo, confio a atualização do brógui ao nosso amigo cabeção, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho como colaborador.

E como eu não sei o que me aguarda nesses dias de festa, deixo desde já a minhamensagem de Natal, que escrevi ano passado para ser lida para minha família na noite de Natal. Mensagem essa que com certeza servirá para cada um de vocês.


Feli Natal a todos. Farei o possível para pintar aqui ainda esses dias.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


“Eu quero acreditar
que a estrela lá do céu
vai hoje me mostrar
o bom Papai Noel... 
Parece que ele anda
ocupado e nunca vem... 
Quando é que vai lembrar de mim também?”


Esses são os primeiros versos entoados por um menino pobre, que lamenta em forma de canção o fato de nunca ter recebido a visita do Bom Velhinho. O garoto pobre e de pijama desbotado, canta para as estrelas, se perguntando por que justamente ele não tem o privilégio de experimentar a doce e alegre magia do Natal.





Essa cena acontece em O Expresso Polar, um desses filmes Natalinos que eu sempre faço questão de assistir novamente todos os anos. Mas o lamento desse garoto não está muito longe da realidade de milhares de pessoas que choram a noite de hoje.
 
Durante 359 dias, enfrentamos uma verdadeira batalha pela sobrevivência. Durante todo o ano, lutamos dia e noite para alcançar nossos objetivos, nossas metas, nossa felicidade. Durante todos esses 12 meses, sonhamos acordados com dezenas de ideais possíveis e centenas de sonhos impossíveis. E inevitavelmente, quando chega a noite de Natal, o cartão de boas-vindas de um ano que está prestes a chegar, percebemos que uma dúzia de objetivos idealizados não foram alcançados.Dezenas de planos não foram postos em prática, e a pilha de “coisas que eu podia ter feito” acaba se mostrando maior que a pilha de “coisas que eu fiz”.

Mas o que mais machuca, no fim de toda essa equação, não são as suas promessas não cumpridas. O que mais dói, principalmente na noite de Natal, são os nossos desejos não realizados. Aquilo que pedimos durante todo o ano, antes de dormir e ao se levantar. Aquilo que pedimos sempre que vemos uma estrela cadente ou qualquer coisa que nos obrigamos a acreditar na esperança de ter aquilo que não podemos alcançar sozinhos.
  


O Natal consegue, como nenhuma outra época do ano, evidenciar esse nosso descontentamento. Meu pedido era tão simples. Algo tão fácil para Deus resolver, bastava um estalar de dedos. Mas ele não se realizou. Meu Papai Noel não veio. Sou então um fracasso? Ou não fui merecedor deste presente? Se você pensa assim, que tal pensar novamente? Mas desta vez, experimente fazer isso vendo o Natal de uma forma diferente. 

O Natal é mais que época de festa. É época de refletir. É a desculpa perfeita pra se pedir perdão a quem você manteve-se afastado por orgulho o ano todo. É época de dizer “Eu Te Amo” a todos aqueles que também não te dizem por achar que isso é embaraçoso demais. Natal é época de agradecer. Então pelo menos por essa noite, não peça nada a Deus. Só agradeça. Agradeça por tudo de bom e de ruim que te aconteceu durante esses 12 meses. 

Agradeça por cada dia vencido, por cada amizade conquistada, por cada abraço recebido. Não lamente os seus desejos não realizados. Deus não atende nossos desejos, atende nossas necessidades. Então não tenha tanta pressa. Seu Papai Noel virá, na hora certa. Basta acreditar.




Pois é disso que se trata o Natal. Acreditar. Acreditar que você pode fazer tudo ainda mais bem feito nesses novos 365 dias que virão. Acreditar que você sempre terá mais um novo ano, uma nova chance de alcançar seus sonhos. Acreditar que tudo aquilo que você deseja virá, não importa o tempo que se leve. E acima de tudo, ter consciência de que se Deus te deu a chance de lutar por mais um ano, é porque Ele sabe que você pode chegar lá. Aí está a maior de todas as provas de Fé. Não importa sua descrença. Deus acredita em você.

Por isso viva esse Natal. Família reunida, o barulho fiel da alegria desmedida, lembranças que ficarão pra sempre, alegria que nenhuma tristeza no mundo pode tirar de nós. Minha família é meu presente de Natal. Vocês são tudo que eu pedi ao meu Papai Noel pra noite de hoje. E vou agradecer todos os dias por ter a certeza de que não importa o quão duro seja meu ano, no Natal, eu vou abraçar estar com quem eu amo. 


Essa, pra mim, é a verdadeira magia do Natal. E vou acreditar nisso sempre. Acreditem também... Sonhem cada vez mais alto. Pois até mesmo aquele pobre menino de pijama desbotado acreditou. E sua canção antes tão triste, sempre termina me levando às lágrimas, quando ele entoa o último verso:


“Sonhos já perdidos, renascem afinal... 
E eu já estou feliz por ser Natal...”



Bjs FelizNatalManlos ;)

Comentários