Aos Meus Amigos da Eskina...

(Este post é dedicado aos meus amigos da Kasa da Eskina)



Stephen King, um dos meus escritores preferidos, escreveu uma vez sobre um grupo de 4 amigos que, na infãncia, decidiram fazer uma caminhada juntos, a fim de encontrar o corpo de um garoto que havia sido atropelado por um trem.

A sede pela aventura e a curiosidade de ver um cadáver fez com que esses quatro garotos saíssem a pé, estrada afora, embarcando numa odiséia de dois dias que mudaria suas vidas para sempre.

Nesses dois dias, esses garotos descobriram bem mais que um cadáver. Eles descobriram a sí mesmos. Descobriram suas tristezas mais secretas, descobriram a dificuldade de encarar o futuro iminente, mas acima de tudo descobriram o valor da amizade.

O livro se chama Stand By Me (Conta Comigo), e chegou a virar filme em 1986. Filme que um dia marcou a minha infância, assim como a infãncia dos meus amigos.

A trilha sonora, tema desse filme, tem o mesmo nome: Stand By Me. E essa música, muito mais que o tema desse filme, tornou-se um hino aqui na Eskina. Tornou-se nossa música, nosso lema, nossa história. Sempre nas nossas rodas de viola, ela é tocada. Sempre é lembrada. Sempre está presente.

Eu também, assim como Stephen King, gosto de escrever. E mesmo gostando tanto de dar asas à minha imaginação, eu nunca imaginei que um dia eu me encontraria vivendo o titulo do meu próprio livro. Eu estava No Escuro. Num tremendo escuro.

Até que meus amigos descobriram o que estava acontecendo. E desde o dia em que o primeiro soube, eu nunca mais tive paz.

Eles me procuraram todo dia. Eles me visitaram todo dia. Me ligaram todo dia. Esse caras e essas manolas se mobilizaram, e mostraram pra mim e pra eles mesmo o tamanho do poder que tem a verdadeira amizade.

Me levaram pra jogar bola. Me levaram pra comer pizza. Deixaram de fazer o que tinham de fazer pra passar noites aqui em casa comigo, sem beber, sem fazer porra nenhuma, simplesmente ao meu lado, conversando, me ouvindo, e sempre repetindo a expressão que tanto marcou nossa Eskina: Conta Comigo.


Todo santo dia recebi mensagens no celular, palavras de apoio, provas concretas de carinho. Perdi a conta de quantas mensagens terminavam com a frase "Não esqueça: Stand By me"...


É uma honra ter amigos como os meus. É uma honra ter uma família como a minha. É uma experiência única e indescritível escutar um amigo seu, homem, deixar toda o machismo e o pudor de lado e dizer com todo coração "Mestre, não fique assim, eu te amo. Se você sofre, a gente sofre também". Isso, caros Eskineiros, é algo que não se ouve todo dia. E é algo que a gente guarda pra sempre.

Minha família é tudo pra mim. Minha família salvou minha vida. E hoje eu percebo que esses meus amigos da Eskina não são nada menos que uma extensão dessa minha família. São irmãos, pais e mães que eu tive o prazer de encontrar no decorrer da minha vida.

Eu tenho os melhores amigos do mundo. Não citarei nomes, pois eles e elas sabem bem que estou vendo o rosto de cada um enquanto escrevo isso. E cada lágrima que eu derramo nesse exato momento, não é mais de dor. É simplesmente de gratidão. Gratidão a cada um de vocês que me ensinaram a cantar novamente, a dançar novamente... a sorrir novamente.

O que posso deixar aqui pra vocês? Nosso tema. Nossa canção, nosso hino, que há anos, quando nos marcou naquele filme de Sessão da Tarde e nos fez escolhê-lo para representar nossa união, parecia adivinhar que cada verso de sua letra seria  um dia a mais pura retratação da nossa amizade.

Essa nossa canção, meus Eskineiros que eu amo tanto, é toda pra vocês...


"No I Won't be afraid, no, I won't be afraid, just as long as you stand, stand by me..."


Agradeço cada abraço. Cada sorriso. Cada telefonema, cada torpedo, cada frase no MSN. Vocês são de ouro.

Só me resta pedir licença ao grande Stephen King, pra terminar meu post exatamente como ele terminou o livro que conta a história dessa amizade verdadeira. 

E assim como Goddie Lachance, o personagem principal, já adulto, deixou na última linha de Stand by Me, eu deixo aqui a maior verdade já escrita num livro de ficção, que com certeza eu, velhinho, direi todos os dias quando lembrar de vocês:


"Eu nunca mais tive amigos como aqueles que tive na juventude. Mas... Meu Deus, quem é que tem?"


Obrigado, meus amigos. De coração.


Bjs StandByMe...

Comentários

  1. Nós, seus amigos, é que agradecemos a Deus por ter um amigo como vc.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Rennan :)

    A gente agradece por vc ter voltado!!
    Pq td que vc faz é intenso...
    Nos faz morrer de rir, nos faz chorar, sentir arrepios, se emocionar, e faz raiva tb, claro!

    Te amo, cara! (Sem ser mais em segredo)

    (Momento exposição...)

    ResponderExcluir
  3. Chorei ouvindo essa musca véa, tomando vinho, forever alone... Ow.

    ResponderExcluir
  4. Maisomi... Eu tb amo cada um de vcs... E se tudo que eu faço é intenso, só é intenso pq tenho paixão. Paixão por vcs. ^^


    E raye, aprenda a cantar logo ela... hehehe

    ResponderExcluir
  5. E a gente sempre se sente realiZado quando se sente parte responsável pela felicidade do próximo, abraço meu(s) irmãos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário