Meu Adeus a Etta James


Eu era apenas um moleque. Devia ter meus 8 ou 9 anos, não mais que isso, quando ví na TV um comercial de cerveja.


Não, eu ainda não bebia. Mas a partir daquele dia, eu ficava ligado na TV durante os comerciais, só esperando aquele comercial passar novamente.


Não por causa da cerveja. Não por causa da manola gostosa. Mas por causa da música, e da voz absurda que a entoava.




E foi por meio desses 30 segundos de música, que eu já sabia que estava ouvindo a mulher que seria minha musa, minha estrela, a mais foda das cantoras.


Infelizmente, nessa época eu não tinha a tão sagrada internet pra me ajudar, e acabei ficando fã de 30 segundos de uma música que eu não sabia o nome, cantada por uma mulher que eu não fazia idéia de quem era.

Anos depois, estava vendo um filme. Um casal entrava num restaurante chique, e adivinhe: Havia uma bela música de fundo tocando. E imediatamente eu reconheci. Era ela.


Esperei o filme acabar e fiquei esperando os créditos, até o fim, pra saber qual era a música e quem a cantava. Até que descobri. A música se chamava "At Last" e a cantora era uma tal de Etta james.


Curta aê a música, com cenas de um dos incontáveis filmes que a mesma fez parte da trilha.



Então, eu já tinha o nome de minha musa. Mas onde diabos eu encontraria um CD dela aqui em catolé? 


Durante anos sonhei em ter a oportunidade de ouvir suas músicas, até que em 2002 eu estava em Natal-RN, quando minha prima Katia (cujo gosto músical é no mínimo excelente) resolveu fazer uma faxina na casa num sábado qualquer e resolveu botar um CD pra curtir durante o serviço.


Sim. Eu mal pude acreditar. Sério. Era ela. Do nada, alí, cantando num micro system a dois metros de mim. Perguntei a Katinha, mais por perguntar do que por ter dúvidas, quem era que estava cantando. E a resposta veio como um abraço na minha alma: Etta James.


Claro que eu copiei o CD pra mim naquele mesmo dia. Claro que escuto esse mesmo CD há 9 anos e claro que quando finalmente chegou internet aqui em casa, minha primeira ação foi procurar fotos do Vasco e Músicas de Etta James.


Hoje tenho gigas e gigas de músicas dela no meu PC. Hoje tenho filmes e documentários sobre essa mosntra do Blues. Etta James é lembrada no meu primeiro livro, e certamente estará no meu segundo. E da última vez que bebemos aqui na Eskina, decidi mostrar aos manolos Rodrigo e Felipe Brigão um pouco das músicas dessa manola. 


Claro que os caras se apaixonaram. Filipe Brigão com as braços arrepiados. Rodrigo quase chorando. E eu acabei arrumando mais dois fãs pra minha Etta.




E hoje? Hoje entro na net e recebo a triste notícia: Etta James, 73 anos, morre nos EUA, vítima de leucemia.


O que mais eu posso dizer? Uma mulher que teve uma vida extremamente conturbada, passeando em turbulência por gravadoras, hospitais, prisões, bares e clínicas de reabilitação. Uma vida traumática, que a mesma conseguiu, de sua forma, vencer através do amor pela música.


Uma mulher que alcançou a excelência por conseguir colocar toda sua dor, toda aquela tristeza guardada no fundo da alma e extravasá-la em forma de música. Uma voz incrível, inigualável, poderosa, que ninguém jamais conseguirá copiar.


Uma voz que se foi. Mas que ficará pra sempre em minha mente, e nem o tempo impiedoso vai conseguir tirar. Assim como nada me fez esquecer aquele comercial de cerveja de 30 segundos, que me fez apaixonar perdidamente por uma deusa sem rosto... 

 
Mas com voz suficiente pra me dar acerteza de que ela era, é, e sempre será... a minha eterna escolhida.


Bjs SomethingToldMeItWasOver...:/

Comentários

  1. Acredite ou não, eu estou todo arrUpiado agora. ahuahauahuah
    obr por me apresentar essa musa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário