Um sopro de Saudade...




   Lembra quando você era pirralho e jogava SuperNintendo?

   Lembra que as vezes o jogo não funcionava? Aí você tirava a fita do console, fechava os olhos pra não ser atingido pela poeira, soprava o cartucho e voilá!! O jogo voltava a funcionar. Resolvido o problema.



   O interessante é que toda criança no planeta sabia disso. Toda! Mas quem diabos ensinou isso a cada um de nós? Isso não era sugerido no manual do videogame. Também não existia internet, não existia celular, não haviam redes sociais ou nenhuma forma eficiente de se espalhar o macete com facilidade. 

   Mas a gente sabia. A gente simplesmente sabia. E soprava. Todas as crianças do mundo sopravam. E tudo ficava bem. 

   Acredito que é mais ou menos isso que acontece com as mães. Elas sabem como consertar nossos problemas mais estranhos. E até onde eu sei, dispensam manual, já que cada filho é um produto inteiramente novo, totalmente diferente de qualquer outro modelo. Mas elas sabem nos consertar.

   Caiu e ralou o joelho? Ela sopra e passa. Tá triste por qualquer besteira? Um abraço dela vai resolver esse problema. Seu namoro acabou, seu dia foi uma merda, você perdeu a fé no seu futuro? Um beijinho dela e você já ta de volta no jogo. cada filho tem seus 6 mil problemas. E cada mãe sabe o macete pra consertar todos. Elas simplesmente sabem.

   Assim como eu fazia com meus antigos cartuchos de SuperNintendo, minha mãe já me "consertou" infinitas vezes. Com toda a paciência e o carinho que lhe é peculiar, ela sempre sente quando eu não estou funcionando, e, como se eu fosse uma fita do Super Mario, simplesmente sopra pra longe qualquer que seja o problema que estava me atormentando. E me deixa pronto pra continuar jogando o desafiador jogo da vida.


   Hoje o SuperNintendo nem é mais vendido. Hoje cartuchos de videogame são apenas itens de colecionador. Vivemos em um mundo moderno, onde não precisamos soprar mais nada para consertar o defeito. Exceto pelo sopro milagroso de nossas mães. Esse sopro ainda salvará a infância, a adolescência e a vida adulta de muita gente nesse mundo. 

   Por isso hoje parabenizo todas as mães, pela arte de entender, sem manual, o complicado funcionamento do seus filhos. Parabenizo as mães de primeira viagem, que ainda estão apanhando com o botão RESET, sofrendo com os canais AV1 e AV2, procurando o lugar certo de soprar seus cartuchos pequeninos. Parabenizo as mães que já tão ficando craques, usam os macetes do jogo antigo no jogo novo e procuram sempre dar suas dicas às mamães amigas... E sobretudo, parabenizo minha Mãe, a maior técnica em ELETRÔNICA DE VIDA que já vi na minha existência. A dona da minha vida. A responsável por cada fase conquistada em meu Super Mario do mundo real.

  Aquela que sopra tudo que é ruim pra longe de mim. Aquela que enche de "lifes" meu dia-a-dia. Meu mais necessário Yoshi. O password pra "Felicidade Infinita" dos seus três patinhos. O anjo que me dá a segurança de saber que, ao seu lado, ainda terei vários e vários "continues" pra viver... Minha Mãe.

Te Amo, Mainha... Morrendo de saudades da Senhora. 

Comentários